Em 2022, o setor de vestuário, envolvendo varejo de moda no Brasil, teve um crescimento de 1,1%. Esse dado em comparação com o fechamento de vendas de 2021.
Além disso, o Brasil está entre os dez maiores mercados no ramo de roupa e varejo de moda no mundo (com base em dados do Statista).
Nesse contexto, pesquisas apontam que 70,4% do total de compradores no varejo de vestuário estão distribuídos entre as classes socioeconômicas B e C.
Entender o mercado de varejo de moda é também compreender a jornada de compra dos consumidores. Bem como, o crescimento do setor e como seus desafios estão atrelados ao comportamento dos consumidores.
Uma pesquisa do Google revelou que, no setor de varejo de moda e beleza, um a cada dois de 70% dos brasileiros podem comprar tanto online quanto off-line. Eles definem suas compras pelo que for mais conveniente para eles.
O comportamento do consumidor no varejo de moda
O preço é um dos fatores que mais influenciam quando a escolha é comprar pela internet no varejo de vestuário. A pesquisa do Google ainda aponta que 40% dos consumidores escolhem realmente pelo preço nas compras online.
As lojas online também possibilitam uma maior quantidade e diversidade de itens no estoque. Elas incluem principalmente itens que o padrão da indústria de varejo de moda geralmente não atende de imediato.
A pesquisa do Google também apontou que o comprador online dá prioridade para um canal em que sabe que vai encontrar o produto que deseja prontamente no estoque.
As compras no varejo de moda pela internet possibilitam muita facilidade no estoque e variedade. Ainda sobre a pesquisa, 60% das pessoas encontram nas compras online, uma maior variedade de produtos.
É uma tendência que as marcas de varejo de vestuário no Brasil invistam mais em um estilo de compra híbrida. Ou seja, devem unir a experiência do digital e do presencial humano.
Roupa é um produto que as pessoas realmente preferem ter a experiência física, de provar e ver se realmente é o que desejam. Por isso, existe a necessidade em aproximar a esfera online da física.
O mercado de moda varejista e a melhor forma de negociar
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