A organização em uma loja de roupas é um fator fundamental para o bom funcionamento e desempenho das vendas e movimentação de clientes na loja. Saiba dicas de como organizar uma loja de confecções de forma estratégica e lucrativa.
Uma loja desorganizada atrapalha o cliente a visualizar as peças, atrasa o vendedor ao procurar por um item e afasta os consumidores por inúmeros fatores como:
- demora no atendimento,
- não conseguir visualizar e nem achar numerações,
- ter pouco espaço para se movimentar na loja,
- entre outros.
Saiba como organizar uma loja de confecções a fim de gerar uma ótima experiência ao cliente, além de atrair novos olhares e compradores pelas vitrines.
E por falar em vitrine, podemos usar algumas das dicas a seguir também para as lojas online.
- Fotos com roupas passadas e organizadas;
- Boa iluminação;
- Dispostas em categorias de gênero, idade, tendência.
Além disso, lojas físicas ou online precisam de bons fornecedores. Isso, pois, faz parte da organização manter o estoque e demanda necessários atualizados com bom fluxo.
Conseguir ótimos fornecedores é um ponto-chave, além de saber como organizar uma loja de confecções vamos falar também sobre onde encontrar bons fornecedores de loja de roupa.
Vamos falar um pouco sobre a vitrine
É essencial saber como organizar uma loja de confecções apostando na vitrine. As roupas da vitrine precisam estar sempre passadas e limpas. Além disso, é preciso que um manequim converse com o outro, no estilo, na tendência do momento e com suas respectivas cores.
Na hora de organizar uma loja de confecções, outro ponto a ser explorado na vitrine são os acessórios que acompanham as roupas no manequim e fora deles também.
Artigos de decoração, plantas, quadros e outras ideias criativas também são super bem-vindas às vitrines. Uma campanha publicitária pode envolver esse cenário ou um tema do momento, por exemplo: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, entre outros.
Como organizar uma loja de confecções para ter uma vitrine de sucesso vai além da estética, pois a vitrine tem um propósito de venda e comunicação com o público-alvo. Ela precisa ser estudada, elaborada e aplicada com metas objetivas.
- Não coloque na vitrine uma peça que acabou no estoque
- Precifique todas as peças expostas
- Troque as roupas da estação, primavera, verão, outono e inverno
- Evite o excesso de produtos, menos é mais!
- Priorize os lançamentos, as tendências do momento.
A importância do percurso da loja na organização
Como organizar uma loja de confecções no espaço interno de percurso? O interior da loja precisa ser amplo na medida do possível. É no percurso entre as araras, mesas e stands que o consumidor precisa se locomover, sentindo-se à vontade para analisar os produtos.
O trajeto pode e deve ser pensado com estratégia em relação à distribuição das araras, mesas e stands. Assim como a distribuição dos itens precisam ser organizados em gênero, idade e tamanho.
Uma loja organizada mantém as peças diariamente organizadas em seus respectivos locais.
Saber como organizar uma loja de confecções pode ser parte do trabalho executado pelo vendedor, pelo administrador, pelo marketing de vitrine, auxiliar de loja, por algum arquiteto, etc. Ou seja, pode ser feito por um grupo de pessoas.
Essa manutenção é feita o tempo todo, conforme as atividades do dia vão acontecendo.
Algumas dicas sobre como organizar uma loja de confecções:
- Distraia e divirta o consumidor com uma boa trilha sonora na loja
- Organize continuamente os produtos que ficam fora do lugar
- Invista em uma iluminação com estratégia
- Precifique as peças de forma discreta e atualizada
- Tenha uma arara exclusiva para promoções, ou use uma etiqueta de cor promocional entre as demais peças
- Mantenha o provador organizado e iluminado
- Organize o caixa da loja, tenha disponível alguns itens de acessórios que o cliente possa visualizar no momento de pagar e acabar incluindo na compra
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